quarta-feira, 5 de maio de 2010

Comentário a recados

Mensagem censurada no Blog da Academia do BARREIRENSE
Não sei o que se passou no jogo de Escolas A entre o Barreirense e o Silveirense, mas condeno qualquer tentativa de ofensa aos miúdos da equipa.
No entanto quero dizer que em todo este clima gerado à volta da equipa, o professor Carlos Fernandes, não está inocente… Passa o tempo na análise aos jogos a mandar recados sem indicar os destinatários, levantando suspeições que não se podem compreender numa escola de futebol, quando tem outros meios para o fazer, por outro lado censura todos os comentários que não lhe são favoráveis, ainda que sejam expressos com toda a correcção.

No Barreirense apenas um treinador pode ser criticado, o Prof. Pedro Pinto, a quem eu presto a minha homenagem pelo excelente trabalho que vem realizando nas Escolas B, com todas as limitações que tem no plantel.

Comentário a um dos recados do prof. CF

Recado
"Sempre disse que quem desiste são os fracos, e quem se esconde atrás de mensagens podres e insignificantes são os cobardes e os invejosos."

Comentário
Mensagens
Podres = Que estão em decomposição
Insignificantes = Que não têm valor; que nada significam
Xxxxxxxxxxxx
Autores
Cobardes = Traiçoeiros; medrosos
Invejosos = Os que desejam possuir aquilo que os outros possuem
• Quanto às primeiras, muito me admira que ainda nelas continue a remexer, não merecem tanta atenção, além de que já deverão cheirar mal…
• Quanto aos segundos, quem tem medo ou quem traiu quem, também não me parece que alguém deseje possuir o que possui…

Faça o seu trabalho, deixe-se de mandar recados, os destinatários já os receberam, os outros não percebem do que está a falar, concentre-se na formação dos miúdos que tanto diz defender.

Fernando Santos

Formação

Mensagem censurada no Blog da Academia do F C Barreirense

Enviada 03/02/2010 – Quarta-feira
Citação (CF)


“Novamente numa 2ª Fase a nossa equipa faz formação, jogam todos os elementos da equipa, tempos muito semelhantes, quase nunca inferiores a 25 minutos, sendo essa a filosofia de todas as nossas equipas da Academia, é esse o nosso rumo, e será esse que defenderemos...”

- Se fazer formação fosse só isto!!!

E o resto…

-A igualdade de tratamento e oportunidades durante os treinos? (uns treinam e outros arrefecem no banco ou vão tomar banho mais cedo. Será que não são assíduos? será que não são pontuais? Será que são indisciplinados? Será que têm problemas de relacionamento com os colegas? Será que têm falta de humildade? Será que não pagam as mensalidades?... Então porque será?)

-Onde se incentiva a criatividade e a alegria de jogar? Será que os métodos utilizados serão os mais indicados para estas idades? (Quique Flores ex-treinador do Benfica, sobre a actualidade "Faltam génios e sobram robôs, definitivamente falta o futebol de rua... Agora, as crianças vão para as escolas de futebol, que são uma espécie de fábricas de jogadores prematuros...")

-Onde estão as reuniões periódicas com os encarregados de educação para fazer as pontes entre as dificuldades e os progressos dos alunos?

-O que se faz com o acompanhamento escolar? Então e os incentivos ao sucesso? E como tratar o insucesso? E como se promove a recuperação?

-Não façamos confusão entre jogadores de futebol e alunos duma escola de futebol. (os jogadores de futebol não pagam para jogar)

- Ou frases como estas:

“Se há aqui alguém desmotivado a mim não me interessa”

“Agora vão jogar os mais fracos, para a semana temos um jogo difícil e voltam os mais fortes”

Citação(CF)

“Uma lembrança para os meus jogadores, ouvir e saber aplicar demonstra inteligência e todos vocês o são, porém lembrem-se ninguém sabe tudo...” e acrescento eu - excepto o treinador…

Já agora uma sugestão para a próxima convocatória das Escolas A:

Jogam: Moisés Sol Posto; João Sanguessuga; Rafael Bernardo; Tiago Ribeiro; Gonçalo Mota; (transformado em defesa imprescindível?) Ivan Sanches; (recuperado?) Diogo Silva; (Suplente efectivo?) Tiago Rebelo e Alexandre Correia; (estes dois têm de jogar porque chegaram mais tarde ao clube) e Rodrigo Grilo (encaixa bem na equipa).

Poderia completar a lista com um guarda redes e um jogador de campo, mas não!!! vou deixar isso ao critério do treinador, apenas vou dar-lhe um conselho - não tire à sorte porque poderá sortear algum que não gosta.

Para ser Campeão não pode valer tudo, estamos também, a formar futuros HOMENS... (no futebol ou fora dele)

Quando conseguir corrigir estas e outras situações, que seria fastidioso enumerá-las, mesmo que para isso, pelo meio possa ter alguns jogos em que não consegue a vitória, então talvez esteja a fazer formação…

Fernando Santos
Sócio do Barreirense e avô de 1 aluno

domingo, 2 de maio de 2010

Será benéfico queimar etapas na formação desportiva???



(algumas reflexões sobre a aceleração do processo de maturação)

Para a iniciação precoce há necessidade que o atleta tenha alcançado certo grau de desenvolvimento intelectual, a fim de que melhor possa compreender e interpretar as normas e regras e entender com quem está competindo, para assim se poder avaliar se a criança atingiu um desenvolvimento fisiológico ideal para iniciar este tipo actividade desportiva.

A criança é particularmente sensível às condições de vida que lhe são impostas, respondendo, por sua vez, com alterações do comportamento. O desporto vai proporcionar uma ajuda a estes jovens e contribuir para a determinação dos mecanismos sociais, educativos e culturais que favoreçam o seu desenvolvimento harmonioso e equilibrado, não promovendo a aceleração do processo de maturação.

A capacidade de desempenho aumenta à medida que a criança se aproxima da maturidade física, por isso se um atleta ainda criança não está completamente desenvolvido biologicamente, para ter um treino forçado ou que ultrapasse os seus limites (é como ensinar matemática da faculdade a uma criança de 7 anos), pode causar problemas futuros a essa criança. Por outro lado quem aprende futebol pode desenvolver um acervo de habilidades bastante diversificado. O rendimento, neste nível, depende bastante das condições físicas. No entanto, no futebol ou em qualquer outro desporto colectivo, recomenda-se que a preparação física também seja preparação técnica. Todas as actividades devem envolver bola, a não ser em casos especiais, como a musculação.

Na prática desportiva precoce produz-se uma iniciação ou especialização alucinada ao indivíduo que começa a despontar no meio desportivo, mas é muito difícil conhecer com perfeição as características do futuro atleta de elite quando este ainda é muito jovem.

Nos atletas precoces podemos observar níveis altos de ansiedade e stress. O nível de ansiedade no início do treino pode ser mais visível, com o tempo a ansiedade vai passando. Na iniciação precoce, pode-se causar alguns danos mentais e morais a estes talentos desportivos, que podiam ter um futuro promissor, acabando em fracassos e desilusões.

É importante entender que uma criança não é um adulto em miniatura, o desporto, é todo um processo e factores, deve ser organizado para desenvolver a capacidade de cada atleta, para melhorar o seu desempenho sem exageros e não para satisfazer a vontade e ambição dos pais e treinadores.

Com isto, deixam para trás factores importantes relacionados com a saúde e o bem que poderia ser conquistado pela prática da actividade física.A especialização precoce, apresenta quase sempre factores que são primordiais no abandono da prática desportiva.

Fernando Santos
Consultar também:
Treino de Jovens em: http://www.adal.pt/artigos/Jovens/Teino_jovens_Iniciacao_principios.pdf


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