quarta-feira, 25 de setembro de 2013

ALONGAR OU NÃO ALONGAR, EIS A QUESTÃO...

O alongamento sempre foi considerado uma importante ferramenta para a saúde e a performance do atleta.

Atualmente, entretanto, inúmeras discussões estão surgindo sobre sua real necessidade – e qual o melhor momento para executá-lo.

Estudos recentes evidenciam que a série de alongamento não deve ser realizada imediatamente antes de atividades que envolvam velocidade epotência muscular.


Além de causar perda de força, resistência e diminuir a potência da musculatura envolvida, o alongamento antes da atividade causa um estiramento nas fibras que serão posteriormente contraídas, podendo assim ocasionar perda do rendimento contrátil e aumento do risco de lesões.

Da mesma forma, o alongamento realizado imediatamente após o treino também pode oferecer risco de lesão, isso se for executado de forma contundente, forçando a amplitude máxima de músculos e articulações.

Apesar destas atuais evidências, é consenso na ciência do desporto que o alongamento é um excelente método de garantir flexibilidade de músculos e articulações, evitando encurtamentos musculares e desequilíbrios articulares. Na corrida, a flexibilidade da musculatura do quadril, tal como a simetria entre as musculaturas da perna, são fundamentais à uma eficiência motora ótima.

Dentro dos variados métodos de alongamento, destacamos o alongamento estático, o mais popular, que consiste em ficar na mesma posição com o músculo tensionado por 20-60 segundos, causando menor tensão muscular e teoricamente se mostrando um método seguro. Outro método amplamente divulgado é o alongamento balístico, em que o atleta repete movimentos pendulares alongando a musculatura em sua amplitude máxima. Esse método de alongamento gera forte reflexo de contração muscular, apresentando elevado risco de lesão. Por último, o método FNP (facilitação neuromuscular propriocetiva), que consiste na sequência controlada de contração e relaxamento muscular gerando um maior grau de alongamento – um método que requer acompanhamento de um profissional habilitado.

A conclusão que podemos tirar de toda esta discussão é que o alongamento é importante, mas deve ser aplicado de forma controlada e regular, em sessões específicas para tal. A orientação por um profissional de saúde é fundamental, pode garantir o sucesso do seu desporto e a manutenção de sua qualidade de vida. 

“Alongamentos são exercícios físicos para desenvolver ou manter a flexibilidade, que por sua vez é definida como amplitude máxima numa determinada articulação, sem que ocorra lesão.

Os alongamentos devem ser feitos com consciência e orientação profissional, pois apresentam funções específicas, como redução de encurtamentos musculares; melhora da circulação; melhora da postura; diminuição das tensões; redução de nódulos musculares que provocam dores e outras.

O alongamento produz um estado de relaxamento importante para diminuir a tensão muscular que aumenta com a ansiedade, o stress e a depressão.

É muito comum utilizarmos o alongamento para aquecimento antes de uma atividade mais intensa, ou para relaxar a musculatura trabalhada, após os exercícios.

Os dois momentos estão certos. Verifique o seu objetivo e procure orientação profissional para os treinos de alongamento ou para os de flexibilidade.”

Sem comentários: