sábado, 28 de setembro de 2013

NEM TUDO SÃO FLORES NA VIDA DE UM ATLETA...


“Nem tudo são flores na vida de um atleta”. Sei que inicialmente esta frase pode causar espanto, principalmente, levando em conta os incontáveis benefícios que a prática regular traz ao atleta.
 
Contudo, imagine ela sendo dita por um atleta que teve sua prática interrompida por causa de uma lesão…

Recentemente, um estudo estatístico realizado, apontou que cerca de 30% dos atletas de rua apresentaram algum tipo de lesão nos últimos seis meses. Sendo o sexo masculino, o mais acometido e, a faixa etária entre 31 a 45 anos a campeã de queixas. Mas se machucar é algo tão temeroso e, relativamente, frequente na vida do atleta, por que são poucos aqueles que pensam em prevenção?


Erros na periodização semanal dos treinamentos, aumento abrupto do volume ou mesmo da intensidade e recuperação inadequada após os treinos são as causas que lideram o ranking. Falta de um aquecimento adequado, uso de tinis inadequados e prática em terrenos impróprios também podem ser facilmente apontados como vilões para o surgimento das lesões.

Quer mais um dado impressionante! Cerca de 75% das lesões nos atletas são geradas pela sobrecarga decorrente da repetição mecânica, as chamadas lesões de overuse, das quais 60 a 70% poderiam ser prevenidas apenas com uma boa avaliação funcional (conjunto formado por avaliação músculo-esquelética, avaliação mecânica e avaliação ergo espirométrica) e, logicamente, uma orientação médica adequada.

Uma característica importante das lesões de sobrecargas é que dificilmente elas limitam a prática quando se tornam sintomáticas, permitindo que o atleta vá insistindo, lutando contra a dor, até não aguentar mais correr – fase em que a lesão já esta mais grave e o tempo de recuperação é bem maior. A identificação dos principais fatores de risco, um diagnóstico precoce e uma adaptação das cargas de treinamentos nos momentos iniciais do quadro são os melhores métodos de se prevenir uma lesão.

A tabela abaixo apresenta algumas informações úteis sobre as principais lesões dos atletas. Sucesso em suas metas desportivas e responsabilidade com a sua saúde!

* Valgo dinâmico dos joelhos = movimento em que os joelhos desviam para a linha média do corpo, aproximando-se um do outro, em um movimento que se assemelha a um “X”.

** Reeducação Funcional = terapia motora voltada a corrigir os movimentos adaptativos que geram sobrecargas desnecessárias durante a corrida.

Fonte: Internet
Voltar à página: Saúde 

Sem comentários: