segunda-feira, 30 de setembro de 2013

RECUPERE COM A TERMOTERAPIA


Como o gelo e o calor podem ajudar você a se livrar de contusões.

Quem nunca, depois de se lesionar, recorreu ao gelo? Pois é, o medo de ficar longe das pistas é tremendo e a termoterapia está aí para ajudar você nesses momentos. Cuidados simples, como colocar o gelo ou uma compressa quente, podem amenizar diversas dores, como as de lesões musculares e articulares, e até acelerar a recuperação. Para tirar tudo de bom que esse tratamento tem a oferecer, é preciso saber quando e como aplicar cada compressa.


Crioterapia
O tratamento com baixas temperaturas é indicado, por exemplo, para torções. A chamada crioterapia, para surtir efeito, precisa ser aplicada já nas primeiras 48 horas após a lesão – momento que pode crescer infeções, edemas e dores. “Essa compressa alivia a dor, reduz os espasmos musculares e hematomas por contrair os vasos sanguíneos, que faz reduzir a circulação e não deixa progredir o edema”, explica Tânia Fleig, fisioterapeuta do Núcleo de Conhecimento Técnico da Mercur.
 
Híper-termoterapia
Após esse tratamento com as temperaturas baixas, é a hora do calor. A híper-termoterapia faz o efeito contrário: dilata os vasos sanguíneos e relaxa a musculatura. “Isso faz reduzir a dor e a rigidez articular. Lembrando que a aplicação do calor não é aconselhada quando a lesão ainda está recente, isso pode agravar a inflamação e o edema”, aconselha Tânia.

Aplicação
O indicado para os dois casos é uma aplicação na região lesionada por 20 minutos. Não se esqueça de sempre usar uma proteção entre a bolsa térmica e a pele, com uma toalha, para não queimar a pele.
 
Se não melhorar depois dessas etapas, procure um médico.


Ver também:
A hora do gelo
Compressa quente ou fria?
Cicatrização em tempo recorde


Fonte: Internet
Voltar à página: Saúde

Sem comentários: