sexta-feira, 4 de outubro de 2013

KINESIO QUÊ?

Kinesiology Tape chega trazendo técnica no tratamento muscular.

Depois das meias de compressão, é a vez, das bandagens tomarem conta das ruas. Nascida na Ásia, a terapia com fitas elásticas adesivas – as “Kinesiology Tapes” – promete melhorar a performance na corrida e reduzir a dor causada por lesões musculares.

“A técnica consiste em aplicar a bandagem em pontos de dor, articulação, ventre muscular, dentre outros”, descreve o fisioterapeuta. Tudo isso sem a ajuda de medicamentos, já que é no alongamento e na contração dos músculos que reside o efeito. O resultado é uma ativação muscular localizada e aumento do fluxo sanguíneo, já comprovados por eletromiografia e ultra sonografia.

A cromoterapia, muito valorizada na medicina oriental, também é levada em conta, e é possível encontrar no mercado bandagens em diversas cores.

Apesar de benéficas, as bandagens sempre devem ser usadas com um fim específico. “Quando há uma dor muscular, uma lesão ou um músculo fadigado, a aplicação será sempre bem-vinda” e recomenda.

A aplicação errada, porém, feita por um amador ou sem indicação médica, pode facilitar a ocorrência de lesões.

“É preciso conhecer bem a função muscular, a orientação das fibras musculares, a articulação e principalmente a fisiologia do corpo humano para aplicar a terapia”, alerta.

A Kinesiology Tape é considerada um complemento para tratamentos de lesões, mas pode ser usada também para a prevenção.


Voltar à página: Saúde

Sem comentários: