domingo, 20 de outubro de 2013

Unha encravada

Este é um problema que afeta toda a população e particularmente os desportistas, especialmente, jogadores de futebol e futsal.

Porque uma unha encrava?

Unha encravada é um problema que dói muito e ocorre quando a unha cresce de forma inadequada sob a pele ou quando a pele que envolve a unha cresce de uma maneira rápida, causando uma inflamação.

A onicocriptose também pode ocorrer por tropeções, queda de objetos sobre a unha provocando maior afluxo sanguíneo para o local, o que propicia um adelgaçamento da pele do sulco ungueal e consequente rutura da mesma facilitando a penetração de bactérias.

As unhas encravadas podem não apresentar sintomas no início, mas, elas acabam causando dor, especialmente quando a área é pressionada, produzindo pus e muitas vezes provocando deformações à raiz.

O uso de calçados apertados, calçados inadequados e o corte das unhas em curva e com os cantos curtos, em vez de um corte em linha reta, podem causar o surgimento de unhas encravadas ou piorar as já existentes. Algumas pessoas têm maior tendência para ter as unhas encravadas e por isso deve saber como prevenir e trata-las adequadamente.

Como tratar uma unha encravada

Siga as dicas abaixo e evite sofrer com as dores da unha encravada:
  • O pé deve ser mergulhado em uma bacia de água morna por aproximadamente 15 minutos. Após secar bem, um pouco de algodão deve ser introduzido abaixo da borda da unha, essa medida simples permitirá que a unha cresça fora do tecido mole que a envolve. Se a unha já apresentar alguma inflamação, algumas gotas de antisséptico devem ser colocadas no algodão. 
  •  Ter cuidado ao cortar a unha. É importante perceber que as unhas só crescem de trás para frente. Por isso cortá-las em forma de “v” pode ser prejudicial. 
  •  Deixar o pé respirar é fundamental para ter as unhas saudáveis. As sandálias e sapatos abertos devem ter preferência, nada de utilizar sapatos e meias apertadas, pois modificam o formato das unhas e podem encravá-las. 
  •  Consertar os erros. Ao cortar a unha de forma errada, muito curta ou quebrá-la, basta lixar as bordas com atenção, para não deixar pontas aguçadas penetrarem a pele.
Ao seguir essas dicas é possível diminuir a probabilidade das unhas encravadas e manter as unhas e os pés sempre saudáveis. São dicas simples mas fundamentais para o conforto dos seus pés.

Casos mais graves devem ser tratados cirurgicamente, com acompanhamento dum especialista.

Fonte: Internet

Sem comentários: