terça-feira, 5 de novembro de 2013

Violência no futebol de formação!!!

Por: João Pedro Fonseca
Foto: Internet

Há temas que hoje em dia deveriam ser pacíficos e já nem deviam suscitar qualquer polémica.

Infelizmente não é assim!

Hoje em dia seria normal que toda a gente aceitasse pacificamente que o futebol de formação deveria praticar-se com princípios, com ética, com desportivismo, com inteligência, com espírito de grupo, com civismo, com respeito pelo adversário.

Se estamos a falar de formação, estamos a falar de «formar» jovens, de lhes oferecer valores, princípios éticos, cívicos, de humanismo, de solidariedade, de amizade, de respeito pelo outro.

Toda a gente deveria aceitar isto como algo pacífico, inegável.

Mas não!

Infelizmente há gente que ainda não percebeu que não vale tudo na vida. E pior: Que não vale tudo quando estamos a falar de jovens que estão a formar a sua personalidade. Se lhes ensinamos nesta idade que na vida se pode vencer com violência, com agressões, com truques baixos, com aldrabices, com um fintar das regras, com um tentar enganar o árbitro..., se lhes mostramos que para ganhar jogos vale tudo, estamos a ser péssimos exemplos, estamos a criar marginais, estamos a indicar caminhos completamente errados para os nossos filhos.

Eu assisto a jogos de futebol de formação desde 1998, já vi centenas de jogos, já vi excelentes treinadores, já vi péssimos treinadores, já vi excelentes clubes, maus clubes, já vi de tudo.

Continuarei sempre a denunciar os maus exemplos e a elogiar os bons exemplos.

Bem sei que há gente que não suporta ouvir a verdade e que parte para o insulto.

Estejam à vontade..., insultem à vontade..., não me incomoda nem um bocadinho!

As pessoas que vos leem nesses insultos saberão exatamente o que pensar de vocês.

Continuarei a elogiar as equipas que privilegiam o bom futebol, os bons princípios.

Continuarei a denunciar os caceteiros, as equipas que vão para campo como se fossem para uma batalha campal..., Os miúdos deviam entrar em campo para mostrarem as suas capacidades, terem prazer em jogar, prazer em fazer coisas bonitas, mostrar a beleza do futebol...

Se entram com um único intuito, o de destruir o jogo do adversário, o de aleijar, amedrontar o adversário...,  desculpem-me mas isto é horrível!!

Coitados desses miúdos..., nunca evoluirão como jogadores (qual é o clube grande que quer caceteiros na sua equipa???) nunca se divertirão a jogar, se aplicarem aqueles ensinamentos para a sua vida, serão marginais, infelizes delinquentes... É pena!

Os pais desses miúdos deviam ter atenção e tomar medidas.

Eu jamais aceitaria ter o meu filho numa equipa que promove a violência..., jamais!

Cada um escolhe o caminho que quer!

Uns continuam a achar que no futebol vale tudo..., que só contam as vitórias..., seja a que custo for...

É pena.

Eu tenho muita pena desses miúdos, desses pais, desses dirigentes...


Voltar à página: Artigos de opinião

Sem comentários: