sábado, 26 de outubro de 2013

De sábado para domingo pode dormir mais um bocadinho!!!

O inverno vai começar a fazer-se sentir no relógio, a partir deste domingo, na madrugada de 27 de outubro, com os relógios a recuarem 60 minutos às 02:00, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa.

No Continente e na Madeira, a atualização faz-se às 2:00, enquanto nos Açores sucede à 01:00 (os ponteiros recuam até às 00:00). Uma vez que o fuso horário é diferente em solo açoriano, a alteração de hora é, deste modo, feita em simultâneo em todo o território nacional.

Resultados e classificações do fim-de-semana de 25 e 30 de outubro

Clubes do Distrito de Setúbal

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

RUTURA MUSCULAR NO QUADRICÍPETE

O quadricípite é grande grupo muscular na face anterior da coxa. Este é composto por 4 ventres musculares que têm origem na pélvis e no fémur e se unem acima da rótula, para se irem inserir num único tendão, na face anterior da tíbia, logo abaixo do joelho.

São eles:
Reto anterior
Vasto medial
Vasto lateral
Vasto interno

RUTURA MUSCULAR DOS GÉMEOS (BARRIGA DA PERNA)

Os músculos localizados na barriga da perna são os gémeos, um grande músculo, mais superficial e composto por dois ventres musculares, o e solear, um músculo de menor volume, localizado logo por baixo dos gémeos.

Ambos os músculos se inserem no calcanhar através do mesmo tendão (tendão de Aquiles) e são ambos responsáveis pela flexão plantar do pé (movimento de se colocar em pontas dos pés). Como os gémeos têm origem ligeiramente acima do joelho, também contribuem para a flexão do joelho.

ANDEBOL Campeonato Nacional da 2.ª Divisão – Zona Sul

A 6.ª jornada da zona sul do campeonato nacional da 2.ª divisão, que ficou marcada pelo adiamento do Ginásio do Sul – Sismaria, o foi totalmente aziaga para os clubes da região de Setúbal, porque perderam todos.

No Pavilhão Municipal da Torre da Marinha, o Torrense até começou bem a partida terminando a primeira parte a ganhar por 13-12. No segundo tempo, a equipa encarnada foi superior e acabou por vencer por uma margem bastante confortável (27-21). Os golos do Torrense foram distribuídos equitativamente por diversos jogadores mas ainda assim quem marcou mais foi João Sorreluz, com quatro.

Seleção distrital de futebol sénior, treina na Várzea, em Setúbal

SELEÇÃO DISTRITAL
TREINO DE PREPARAÇÃO
SETÚBAL, 29 OUTUBRO 2013

Continua a preparação da equipa distrital com vista à Taça das Regiões. Terça-feira, o grupo de trabalho volta a reunir-se no relvado da Várzea, em Setúbal.


Está definida mais uma convocatória da Seleção Distrital da AF Setúbal de Futebol Sénior. Alexandre Santana, selecionador, promoveu nova lista de jogadores com 25 nomes para realizarem nova sessão de trabalho, agendada para esta terça-feira, dia 29, no Campo da Várzea (Complexo Desportivo do Vitória FC), a partir das 19 horas. 

Recorde-se que a equipa distrital vai marcar presença no Grupo 4 da Fase Zonal Sul da Taça das Regiões, competição que decorrerá no concelho de Almada, nos dias 9 e 10 de Novembro, sob organização da AF Setúbal por delegação da Federação.

Futsal feminino fecha preparação na Charneca de Caparica

SELEÇÃO DISTRITAL
TREINO DE PREPARAÇÃO
CHARNECA DE CAPARICA, 27 OUTUBRO 2013

O Pavilhão Municipal da Charneca de Caparica, Almada, vai receber este domingo, à tarde, o treino que deve marcar o final da preparação da selecção distrital da AF Setúbal de futsal feminino do escalão de sub-21.
 
São 15 as jogadoras convocadas pelo seleccionador distrital da AF Setúbal, Paulo Santos, para a derradeira sessão de treinos com vista à participação da equipa no torneio Inter-regiões que vai realizar-se entre 1 e 3 de Novembro, em Portalegre.

RUTURA MUSCULAR DOS ADUTORES DA COXA

Os adutores são um conjunto de músculos que se estendem pela face interna da coxa, desde a virilha até ao joelho.

A principal função dos adutores é puxar os membros inferiores para a linha média, um movimento chamado de adução.

Durante a marcha, eles são ativados para puxar o membro inferior oscilante para o centro de forma a manter o equilíbrio.

Também são usados extensivamente na corrida, futebol, corrida de obstáculos e qualquer desporto que exija mudanças rápidas de direção.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Basquetebol – Época de Basquetebol do CR Palheirão já arrancou

Por: João Fernandes
 
“ Treinos de captação no Pavilhão  Desportivo Municipal da Moita”

O Clube Recreativo do Palheirão já iniciou a época desportiva 2013/2014. Os treinos da modalidade de Basquetebol do clube da Vila da Moita, decorrem às terças-feiras das 19 às 20: 00, ás quintas-feiras das 19 ás 20:30 e sábados das 10 ás 12:00 horas, no Pavilhão Desportivo Municipal da Moita.

Estes treinos são dirigidos em específico aos escalões de Minibasquetebol, a grande aposta do CR Palheirão para esta época desportiva. Todos os atletas a partir dos 6 anos de idade serão inscritos na Associação de Basquetebol de Setúbal, a qual tem  jogos agendados já a partir do próximo mês de Novembro. Para todos os jovens interessados as inscrições são feitas no Pavilhão Desportivo Municipal da Moita, nos dias e horários dos treinos, ou na sede do Clube Recreativo do Palheirão, sita na Praceta da Liberdade, na Moita.

Fonte: SportSetúbal

Rugby – “RV Moita da Moita “esmagou” o RC Oeiras por 73 - 5”

Por: João Fernandes

Rugby – II Eliminatória da Taça de Portugal

O Rugby Vila da Moita apurou-se para a III eliminatória da Taça de Portugal de Rugby, ao vencer por expressivos 73 - 5 a equipa do RC Oeiras.

Na partida disputada no Campo de Jogos do Gaio/Moita, e perante uma boa moldura humana, a equipa de Fernando Silva foi simplesmente demolidora. Jogando a um ritmo elevado e construindo jogadas que resultavam em ensaios vistosos, os jogadores da Moita mostraram uma grande atitude competitiva, não deixando respirar o seu adversário que pura e simplesmente se mostrou impotente para travar a avalanche de jogadas de ataque e respectiva concretização da equipa do RV Moita.

Ao intervalo já o marcador registava 31 – 5. Na 2ª parte a toada do jogo foi a mesma, dominío avassalador do 15 moitense, traduzido no avolumar do marcador até aos 73  5 finais. Em resumo, o Rugby Vila da Moita pela primeira vez está na III eliminatória da Taça de Portugal, eliminatória que será disputada já neste domingo, dia 27 de Outubro, ás 13:00 horas, na Sobreda da Caparica. O RV Moita discutirá com a FC Tecnologia, a passagem á 4ª ronda da Taça de Portugal de Rugby 2013/2014. 

Fonte: SportSetúbal

Cova da Piedade-Gil Vicente e Vitória-Santa Maria na IV Eliminatória da Taça

O sorteio da quarta eliminatória da Taça de Portugal ditou que a equipa do Cova da Piedade vai receber um primodivisionário. Em Setúbal, os sadinos enfrentam um 'tomba-gigantes'.

Os piedenses, liderados por Sério Bóris, vão jogar, pela primeira vez nesta edição da prova, perante os seus adeptos na IV Eliminatória da Taça de Portugal. Pela frente, depois de deixarem pelo caminho o Portimonense (Liga 2), segue-se o Gil Vicente (Liga).

RUTURAS DOS LIGAMENTOS DO JOELHO

Os ligamentos colateral medial (LCM) e colateral lateral (LCL), são as estruturas mais frequentemente lesadas no joelho. Na verdade, a rutura parcial do LCM é a lesão ligamentar mais comum no joelho.

O LCM tem origem no epicôndilo femoral medial e na cápsula articular medial e insere-se na face medial da tíbia, e no menisco medial. Este ligamento é responsável por evitar movimentos excessivos em valgo do joelho.

O LCL é um ligamento redondo que tem origem no epicôndilo lateral, logo abaixo do tendão do músculo bicípite femoral e se insere na cabeça do perónio. Este ligamento é responsável por evitar movimentos excessivos em varo do joelho.

Torneio Aberto 2013 de Patinagem Artística, no Barreiro

A Associação de Patinagem de Setúbal, leva a efeito o Torneio Aberto 2013 de Patinagem Artística, que irá decorrer no próximo sábado, 26 de outubro, no pavilhão Vítor Domingues, do Grupo Desportivo Fabril, no Barreiro.


quarta-feira, 23 de outubro de 2013

HÓQUEI EM PATINS - Seixal empatou em casa com o Sp. Torres

A equipa de hóquei em patins do Seixal, que se encontra a participar no Campeonato Regional de Lisboa, obteve o seu primeiro ponto na partida que disputou em casa com o Sporting de Torres.

A formação seixalense, que atuava pela primeira vez em casa, entrou decidida em corrigir o mau resultado da primeira jornada em Cascais e através de boas iniciativas coletivas podia ter chegado à vantagem. Isso não aconteceu e num contra-ataque desenvolvido após um ressalto de bola a equipa visitante adiantou-se no marcador assumindo depois o comando da partida até ao intervalo.

Badminton: SFRUA participa nos Regionais no próximo domingo

A SFRUA - Sociedade Filarmónica Recreio e União Alhosvedrense ("A Velhinha"), vai participar nos Campeonatos Regionais de Badminton, este domingo, 27 de outubro, no Luso Futebol Clube - Barreiro, com 4 atletas no regional individual categoria “D”.

Atletas da SFRUA:
  • Renato Costa
  • Bruno Balicha
  • Carlos Silva
  • Nuno Rodrigues 

Fonte: Site da SFRUA

Fórum Desportivo da Seixalíada - Seixal Debate o papel das artes marciais na educação e formação

A 7ª edição do Fórum Desportivo da Seixalíada decorre na próxima sexta-feira, dia 25 de Outubro, a partir das 21.30 horas, no Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal.

Este encontro é um momento privilegiado para levantar questões, partilhar experiências e procurar soluções. Em cada edição da Seixalíada é abordado uma temática diferente.

No ano em que a Seixalíada comemora 30 anos, o fórum dedicado às Artes Marciais, tem como objetivo demonstrar e debater questões relacionadas com o potencial das modalidades de Artes Marciais na educação e formação das crianças e jovens, proporcionado estas modalidades um caminho favorável à inserção dos grupos de risco na sociedade, através da prática desportiva.

Este encontro é um momento privilegiado para levantar questões, partilhar experiências e procurar soluções. Em cada edição da Seixalíada é abordado uma temática diferente.

A Festa de Entrega de Prémios do Circuito Ipath 2013 realiza-se sexta-feira, dia 25 de outubro, no Contraste Coffee Bar, em Sesimbra.

O evento começará às 22h00. Serão premiados os Top 8 da categoria mais jovem, os Sub-14 das modalidades de Surf e Skimboard, bem como os Top 4 das restantes categorias das 3 modalidades (Surf, Bodyboard e Skimboard).

Como tem sido habitual nos últimos anos, será ainda apresentado o DVD-SCS 2013, produção que contém os vídeos de todas as atividades do Surf Clube de Sesimbra ao longo deste ano.

As fotos e a classificação final (ranking) das três etapas do Circuito estão disponíveis no site oficial do Surf Clube de Sesimbra, em www.scs.pt.

Os filmes das três etapas estão também disponíveis no site oficial, nomeadamente o vídeo da última etapa realizada no passado dia 13 de outubro.

Duatlo Cidade de Setúbal - Perto de sete dezenas de atletas participaram na competição

Perto de sete dezenas de atletas participaram, sábado de manhã, no “I Duatlo Cidade de Setúbal”, competição realizada no Parque Urbano de Albarquel com provas de canoagem e corrida, integrada no calendário desportivo dos “11.os Jogos do Sado”.

O evento, organizado pela Câmara Municipal e pelo Clube de Canoagem de Setúbal, juntou naquele espaço urbano de lazer da cidade atletas de nove clubes do distrito, nos escalões de infantis a veteranos, numa prova de preparação para a época desportiva da modalidade.

Futsal no feminino - Quinta-feira há treino no Feijó

Paulo Santos, seleccionador distrital da equipa de sub-21 feminina, está satisfeito com o decorrer da prepração das jogadoras. Ontem a selecção da AF Setúbal venceu, por 4-0, um particular frente ao Miratejo. Quinta-feira há treino no Feijó.


A selecção distrital feminina de sub-21, venceu esta segunda-feira, á noite, a equipa do Miratejo, por 4-0, em mais uma sessão de preparação da equipa regional com vista à participação no "Inter-distrital", a realizar entre 1 e 3 de Novembro.

Agenda de fim-de-semana de 25 e 30 de outubro

Clubes do Distrito de Setúbal

HÉRNIA DISCAL CERVICAL

A coluna vertebral é composta por muitos ossos, chamados vértebras, que estão alinhadas umas sobre as outras desde a base das costas à base da nuca. Entre cada duas vértebras existe um disco intervertebral, que permite que a coluna seja bastante flexível. O disco tem uma parte mais forte fibrosa externa chamada anel fibroso e uma parte mais macia meio gelatinosa interna chamada núcleo pulposo.

 Numa hérnia discal o que acontece é que parte da matéria interna mais macia do disco (núcleo pulposo) se desloca para fora devido a uma fraqueza na parte externa do disco. A saliência que se forma poderá pressionar as estruturas circundantes, como os nervos provenientes da medula espinhal e que saem nos espaços laterais entre cada duas vértebras, causando sintomas neurológicos que variam na região dependendo do nervo afetado.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Ranking da Formação-AF Setúbal-2013/14

Atualização de 20 de outubro de 2013

Decorridos 2 meses desde o início da publicação do Ranking, uma avaliação já pode ser feita sobre a evolução dos clubes até este momento.

Assim, parece-nos que, o Grupo Desportivo Cova da Piedade vem confirmando, o bom final da época de 2012/13, onde no final, conseguiu o 3º lugar do pódio do Ranking Global, reforçando mesmo essa prestação, colocando-se neste início de época, no pódio dos 3 Rankings.

Outro destaque vai para o Futebol Clube Barreirense, que é o outro clube que consegue estar em todos os pódios, melhorando nesta época, as prestações menos boas da época passada.

O, Vitória Futebol Clube, como sempre, domina no Ranking de Futebol de 11, mercê dos excelentes resultados que consegue nos Nacionais, onde está representado ao mais alto nível em todos os escalões. 

Estes três clubes parecem estar em condições de desafiar a supremacia evidenciada pelo Grupo Desportivo Fabril e Almada Atlético Clube, nas épocas anteriores.

Regata do XX Aniversário da ANC em Belém

Clube de Vela do Barreiro e Associação Nacional de Cruzeiros 

Organizam Regata do XX Aniversário da ANC em Belém

 

Clube de Vela do Barreiro e Associação Nacional de Cruzeiros <br>
Organizam Regata do XX Aniversário da ANC em Belém

O Clube de Vela do Barreiro e Associação Nacional de Cruzeiros, com o patrocinio do Turismo de Macua, apoio da Ultraquimica,Ldª, Sailoft e Olimpcs Sails vão orrganizar, no próximo dia 27 de Outubro, a Regata do XX Aniversário da ANC, em Belém, aberta a barcos da classe de cruzeiros, com sistemna «abono ANC».

Estão abertas as inscrições, com a taxa de 10 euros por veleiro. Os barcos elegiveis poderão enviar o boletim de inscrição para Clube de Vela do Barreiro: geral@cvbarreiro.com - ou para a sede da ANC - Associação Nacional de Cruzeiros, através do website, até ao próximo dia 25 de Outubro.

A prova será disputada de acordo com as regras do Regulamento 20 da ISAF. Poderá ser exigida a todos os concorrentes a colocação de publicidade fornecida pela organização.

Fonte: Rostos

AGENDA DESPORTIVA DO HÓQUEI EM PATINS

Secção Hóquei em Patins do GD Fabril


Actividades do Próximo Fim-de-Semana

A Secção de Hóquei em Patins do Grupo Desportivo Fabril do Barreiro, vem informar as actividades que serão realizadas no próximo fim-de-semana:

Fora:

ESCOLARES – 1ºCircuito Vladimiro Viana
Domingo 27-10-2013 -12h00 = CN Setubalense vs GD Fabril – Pavilhão Naval - Setúbal

No Pavilhão “Vítor Domingos”, do GDF:
SUB-13 (INFANTIS) – Campeonato Regional Série A
Domingo 27-10-2013 -10h00 = GD Fabril vs CN Setubalense

SUB-17 (JUVENIS) – Campeonato Regional
Domingo 27-10-2013 -16h00 = GD Fabril vs CF Estremoz

Venha apoiar o clube!
A escola de Hóquei em Patins “José António Flecha” do GD Fabril, que funciona ao sábado das 10h30 às 12h00, no Pavilhão Vítor Domingos convida todas as crianças a partir dos 3 anos a experimentar esta modalidade.

Para mais informações http://www.hoqueifabril.com/ com ou contacte a secção gdf.hoquei@gmail.com

Selecção Distrital de futebol sénior treina em Alcochete

SELEÇÃO DISTRITAL
TREINO DE PREPARAÇÃO
ALCOCHETE, 22 OUTUBRO 2013

O Estádio António Almeida Correia (Fóni) volta a ser palco, esta noite, de nova sessão de trabalho da equipa da AF Setúbal. Estão convocados 26 jogadores.

O selecionador distrital de futebol da AF Setúbal, Alexandre Santana orienta esta noite, a partir das 20h30, no relvado do Alcochetense, mais um treino de preparação do selecionado de futebol sénior com vista à participação na Taça das Regiões.

HÉRNIA DISCAL LOMBAR

A coluna vertebral é composta por muitos ossos, chamados vértebras, que estão alinhadas umas sobre as outras desde a base das costas à base da nuca. Entre cada duas vértebras existe um disco intervertebral, que permite que a coluna seja bastante flexível. O disco tem uma parte mais forte fibrosa externa chamada anel fibroso e uma parte mais macia meio gelatinosa interna chamada núcleo pulposo.

Numa hérnia discal o que acontece é que parte da matéria interna mais macia do disco (núcleo pulposo) se desloca para fora devido a uma fraqueza na parte externa do disco. A saliência que se forma poderá pressionar as estruturas circundantes, como os nervos provenientes da medula espinhal e que saem nos espaços laterais entre cada duas vértebras, causando sintomas neurológicos que variam na região dependendo do nervo afetado. Um exemplo típico é a dor ciática, resultado da compressão do nervo ciático. Por norma, quanto maior a hérnia, mais graves os sintomas tendem a ser.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

CANELITES

A canelite pode ser definida como uma inflamação dos tecidos moles da perna (canela) que causa dor, e é agravada pelo exercício.

 Esta lesão é originada pela inflamação dos tendões, músculos ou periósteo, causada por um desequilíbrio entre os músculos da barriga da perna e os da canela, e são muito comuns em praticantes de caminhadas ou corrida, principalmente em superfícies duras ou irregulares.

As canelites podem dividir-se em canelites anteriores (as mais comuns), em que a dor se estende pela face anterior e lateral da perna, e em canelites posteriores, estendendo-se a dor pela face posterior e medial da perna até à região interna do tornozelo, e frequentemente ocorrem em ambas as pernas ao mesmo tempo.

AF Madeira desistiu da participação na Taça das Regiões

A AF Madeira oficializou a desistência da sua selecção de futebol sénior da Taça das Regiões. Perante esta confirmação, o Grupo 4 da Fase Zonal Sul fica limitado a três equipas.


O Grupo 4 da Fase Zonal Sul da Taça das Regiões, competição inter-distrital a organizar pela AF Setúbal, por delegação da Federação Portuguesa de Futebol, vai ficar reduzida a três selecionados por desistência da AF Madeira, entretanto oficializada junto da FPF.

Ranking da Formação-Futsal-AF Setubal-2013/14

Atualização: 20 de outubro de 2013

O Grupo Desportivo Escola Básica D. João I alcançou o 1º lugar do pódio, relegando para a 2ª posição a Associação para o Desenvolvimento da Quinta do Conde, no 3º lugar está agora isolada a Casa do Benfica do Montijo.

Confira a evolução do Ranking na tabela abaixo: