segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Basquetebol »»» Galitos supera Lusitânia - Primeira vitória na LPB esta época

Em jogo antecipado da 3ª jornada da LPB, o Galitos FC estreou-se a vencer na fase regular da competição, ao bater, em casa, o Lusitânia por 79-70. A formação do Barreiro beneficiou de um inicio de 2º tempo para construir uma vantagem que depois geriu no derradeiro período do encontro. Com este resultado, os açorianos continuam sem vencer na prova, ainda que no domingo disputem o seu primeiro jogo em casa, às 16.30 horas, frente ao CAB Madeira. Já a formação da margem sul volta a entrar em ação, também no domingo, novamente em casa, às 18 horas, diante do Eléctrico FC.

Os primeiros vinte minutos foram de grande equilíbrio, ainda que por uma só vez os açorianos estiveram no comando (16-15). A equipa da casa liderou por isso praticamente sempre a marcha do marcador, ainda que a vantagem máxima tenha sido de seis pontos (29-23). Ao intervalo, eram quatro (35-31) os pontos que separavam as duas equipas, com o Galitos a aumentar a diferença pontual no recomeço da etapa complementar.

De tal forma que no final do 3º período a equipa do Barreiro já dispunha de uma almofada pontual nos dois dígitos (59-46), que atingiu o seu máximo de quinze pontos (66-51) a sete minutos do final do encontro.

O bom aproveitamento dos comandados de André Martins nos lançamentos de dois pontos (23/36 – 63.9%), foi importante para o sucesso do Galitos, bem como os 18 pontos somados da linha de lance-livre (72%). Apesar das melhorias significativas dos açorianos, ainda não foi desta que José Calabote se estreou a vencer no comando técnico do Lusitânia.

Na equipa vencedora, Henrique Piedade (19 pontos, 3 ressaltos e 2 assistências) foi o mais concretizador, com Jordan Baker (11 pontos e 11 ressaltos) a mostrar que é efetivamente reforço para a equipa do Galitos FC. Quem também esteve a bom nível foi Jarred Jackson, autor de 15 pontos, 8 ressaltos e 4 assistências.

O treinador insular, apesar de ter sido a última escolha, acertou em cheio no recrutamento de Sasa Borovjnak, que registou mais uma bela exibição ao contabilizar 30 pontos e 9 ressaltos. 

Autor: Carlos Seixas
In FP de Basquetebol

Sem comentários: