sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Basquetebol »»» O GDESSA volta a marcar presença na Taça Federação Feminina

«Temos a lição estudada»
Catarina Neves e o jogo com o Olivais

O GDESSA volta a marcar presença na Taça Federação Feminina, e a equipa está apenas focada no jogo da primeira eliminatória. Catarina Neves não esconde que o grupo gostaria de melhorar o registo da última temporada, se bem que não exista qualquer tipo de pressão ou objetivos predefinidos para a competição. “Tal como na Liga ou noutra qualquer competição, preparamo-nos jogo a jogo; temos objetivos definidos, sim, mas não criamos grandes obsessões com aquilo que nos pode, eventualmente, deparar, evitando assim saltar etapas. Sem dúvida que agora só estamos concentrados em ganhar ao Olivais na sexta-feira e focados nesse jogo em específico. A partir daí, continuamos com a mesma mentalidade, tentando melhorar a marca dos últimos dois anos, que foi a meia-final.”

A atleta reconhece talento no adversário, num grupo em que é notória a mescla de juventude e experiência. Os resultados anteriores registados entre as duas equipas pouca importância têm, até porque se trata de uma prova com características diferentes. “O Olivais é uma equipa cheia de jogadoras jovens com potencial. Aliado a esse talento mais cru, o Olivais conta também com algumas jogadoras nucleares que embora jovens, contam já com muita experiência de Liga. Isso diz-nos que muito embora nos dois últimos embates a vitória tenha caído para o nosso lado, nada está garantido.”

Formar não é fácil

Partida de escolinhas de futebol na Eslováquia. Fonte: Flickr
Partida de escolinhas de futebol na Eslováquia - Fonte: Flickr
Por: Gonçalo Borges
Em: Bola na Rede

Formar não é fácil. Exige sobretudo sensibilidade, conhecimento e paciência. Será que em Portugal estamos conscientes dos desafios que esta questão coloca? Creio que estamos a meio-gás. Tão depressa encontramos bons exemplos, onde a abordagem e a metodologia postos em prática são adequados, como de repente encontramos abordagens e comportamentos que lembram uma aproximação ao trabalho infantil e um ensaio sobre a ausência de qualquer sentido pedagógico em instituições de formação desportiva e social. Este último caso é grave, muito grave na verdade.

Atletismo »»» Corta-mato escolar da Península de Setúbal junta 3 mil alunos

Mais de 3 mil jovens atletas são esperados no Corta-Mato Escolar Península de Setúbal, que se realiza no dia 11, de manhã, a partir do Parque Sant’Iago.

O tiro de partida para a prova, nos escalões de benjamins, infantis A e B, iniciados, juvenis e juniores, em ambos os sexos, é dado às 10h00, com os atletas a percorrem distâncias que variam entre os 500 e os 3500 metros, consoante as idades.

Os vencedores de cada escalão desta prova regional de atletismo, organizada pela Câmara Municipal em parceria com o Desporto Escolar da Península de Setúbal, ficam apurados para uma competição de corta-mato escolar nacional.

Foto e texto: Nunicípio de Setúbal

9ª Edição do Duatlo do Jamor “ Escola Triatlo do CDRR estreou-se em competições oficiais”

A recém formada Escola de Triatlo do Clube Desportivo Recreativo Ribeirinho, da Baixa da Banheira, fez a sua estreia em competições oficiais ao participar na 9ª edição do Duatlo do Jamor, prova que marcou o início do calendário nacional 2015 de Triatlo. 

Constituído por uma prova sprint, pontuável para a Taça de Portugal Porterra, por uma prova jovem, que faz parte do circuito regional jovem, e ainda por uma prova aberta, esta prova disputada no Complexo Desportivo do Jamor, no concelho de Oeiras, teve a participação de 800 atletas. Os atletas do clube do concelho da Moita presentes tiveram uma prestação meritória com destaque para Joaquim Figueiredo, 5º classificado Vet4.

Foto e texto: Sport Setúbal

Natação »»» CNLA brilha no Campeonato Inter-Regional de Clubes

Equipa masculina Campeã Inter-Regional de Clubes. Equipa feminina supera expectativas e alcança excelente 4º lugar. CNLA obtém 3.º lugar do pódio em termos absolutos e aproxima-se cada vez mais do topo no Alentejo. 

As Piscinas Municipais de Campo Maior receberam, no dia 24 de Janeiro, o Campeonato Inter-Regional de Clubes, que juntou equipas das Associações do Alentejo, Santarém e Interior Centro. O CNLA esteve representado nesta importante competição com 13 atletas: Ana Sofia Sousa, Nicoleta Lascu, Íris Rola, Sandra Malveiro, Iuliana Lascu, Carolina Guedes, Susana Mateus (femininos), Hugo Correia, Nélson Malheiros, Gil Gonçalves, Paulo Janeiro, Mauro Costa e David Gorgulho (masculinos).

Natação »»» Palmela Desporto competiu no Estádio da Luz

Decorreu nos dias 24 e 25 de janeiro, o Festival de janeiro de Infantis e Juvenis, evento organizado pela Associação de Natação de Lisboa no Complexo de Piscinas EDP – Sport Lisboa e Benfica.

O evento contou com a participação de 389 nadadores e a Palmela Desporto fez-se representar pelos seguintes 17 nadadores, sendo o 8.º clube mais representado entre os 28 presentes: Ana Lemos, António Ferreira, Bernardo Félix, Carolina Baião, Diogo Lampreia, Filipa Raposeiro, Frederico Marques, Gonçalo Paquete, Henrique Paquete, João Silva, Lara Silva, Mariana Fernandes, Marta Dâmaso, Nuno Cardoso, Renato Gamito, Rodrigo Gamito e Tiago Lampreia.

I ESTÁGIO INTERNACIONAL DE PATINAGEM ARTÍSTICA DE ALCÁCER DO SAL

O pavilhão gimnodesportivo municipal de Alcácer do Sal acolhe nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro (sábado e domingo) o I Estágio Internacional de Patinagem Artística de Alcácer do Sal, com a presença de Michele Terruzzi, um dos melhores treinadores do Mundo, e Sebastião Oliveira, vice-campeão da Europa nas duas últimas épocas, e a participação dos jovens do Atlético Clube Alcacerense. São esperados cerca de 50 atletas portugueses, divididos por vários escalões etários e níveis de dificuldade, que vão participar em sessões de patinagem livre e também em sessões com figuras obrigatórias.

BASQUETEBOL »»» SAUDAÇÃO - “GALITOS FUTEBOL CLUBE – EQUIPA CAMPEÃ REGIONAL DE BASQUETEBOL NO ESCALÃO DE SUB18”

"O Galitos Futebol Clube, fundado a 25 de Abril de 1935 construiu, ao longo dos tempos, uma história com inúmeros sucessos nos diferentes domínios Social, Cultural e Desportivo, desenvolvendo uma atividade diversificada ao nível da prática desportiva, com particular ênfase na formação de atletas e, por conseguinte, na formação de homens e mulheres. 

De entre as modalidades oferecidas o Basquetebol, fruto de um trabalho ao nível da formação e competição, tem vindo a merecer um lugar de destaque no clube e no Concelho.

BASQUETEBOL »»» SAUDAÇÃO AO GDESSA - EQUIPA CAMPEÃ REGIONAL DE BASQUETEBOL NO ESCALÃO DE SUB19

 "O Grupo Desportivo da Escola Secundária de Santo André tem desde a sua fundação por vocação proporcionar às crianças e jovens do sexo feminino o acesso ao desporto através do Basquetebol.

Ao longo dos anos este clube sediado da E.S. Santo André tem cumprido este objetivo não só pelo número de atletas que movimenta mas também pelos títulos alcançados que refletem a persistência e qualidade do trabalho.

Ginástica »»» Sines recebe Campeonato Regional de Trampolim

O Pavilhão Multiusos de Sines acolhe o Campeonato Regional de Trampolim, no dia 1 de fevereiro (domingo), com provas durante a manhã (9h00-12h30) e durante a tarde (14h30-18h00). Participam 14 clubes e cerca de 270 ginastas do distrito de Setúbal e do Alentejo, nas modalidades de trampolim individual e trampolim sincronizado. 

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Interassociações de Futsal sub-17 »» Fase final a 7 e 8 de fevereiro

As seleções de Aveiro, Braga, Lisboa e Setúbal vão discutir o triunfo em Gualtar (Braga).

O Torneio Interassociações de Futsal masculino sub-17 conhece no dia 8 de fevereiro (domingo) o seu epílogo. As seleções distritais de Aveiro, Braga, Lisboa e Setúbal irão discutir o título.

Todos os jogos serão disputados na Nave Desportiva da Universidade do Minho, em Gualtar (Braga).
 

Campeonato Nacional de Seniores »»» Calendário da segunda fase definido

A segunda fase do Campeonato Nacional de Seniores (“Subidas” e “Manutenção/Descidas”) foi sorteada esta quinta-feira no auditório Manuel Quaresma da sede da Federação Portuguesa de Futebol. O vice-presidente da FPF, Rui Manhoso, presidiu ao sorteio.

As equipas do distrito de Setúbal vão disputar a fase de Manutenção/Descida e ficaram colocadas na Série G. Na 1ª jornada o Cova da Piedade desloca-se a Sintra para defrontar o Sintrense, o Pinhalnovense vai até Sacavem para defrontar a equipa do Sacavenense, enquanto Fabril do Barreiro recebe no Estádio Alfredo da Silva o Atlético da Malveira.

Agenda de 30 de janeiro a 03 de fevereiro de 2015 - Futsal

Clubes do Distrito de Setúbal

Agenda de 31 de janeiro a 04 de fevereiro de 2015 - Futebol de 11 e Futebol de 7

Clubes do Distrito de Setúbal

A Seleção da AFS de Sub-16 feminina continua a preparação no campo da Brejoeira em Brejos de Azeitão

Foto da participação no Torneio Inter-Associações 2014
A Seleção Distrital da AF Setúbal de Sub-16, de Futebol Feminino, tem agendado mais um treino de preparação, esta segunda-feira, dia 02/02/2015, pelas 20h30, no campo da Brejoeira, Brejos de Azeitão. Esta preparação tem em vista a participação no Torneio Nacional Inter-Associações de Futebol 7 Feminino Sub/16, Fase Única.

Este Torneio disputa-se no período de 15 a 19 de fevereiro de 2015, com organização da Associação de Futebol de Portalegre, por delegação da Federação Portuguesa de Futebol.

Seixal acolhe conferência Desporto com Sentido


A I Conferência Projeto Desporto com Sentido tem lugar quinta-feira, dia 29 de janeiro, às 17.30 horas, no Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal.

O Projeto Desporto com Sentido tem como objetivos a produção de manuais específicos de várias modalidades desportivas, acompanhados de suporte digital e materiais didático-pedagógicos, a criação de um Centro de Treino de Competências para o Desporto Adaptado e a rentabilização da plataforma e-learning Todos em Jogo.

Atletismo »»» Parque dos Almeirões recebe Milha da Aldeia de Paio Pires

No domingo, dia 1 de fevereiro, a partir das 10 horas, tem lugar a VI Milha da Aldeia de Paio Pires, no Parque dos Almeirões.

A prova decorre no âmbito dos Jogos do Seixal 2015 e integra também o XXVIII Troféu de Atletismo do Seixal, que ao longo de todo o ano reúne um conjunto de provas organizadas pelas coletividades do concelho do Seixal. 

Esta milha pretende proporcionar provas de corrida e marcha numa distância mais curta e destina-se a toda a população, desde o escalão de benjamins B até ao último escalão de veteranos.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

VAGAS DISPONÍVEIS PARA CURSO DE TREINADORES DE FUTSAL

A AF Setúbal mantém em aberto algumas vagas para os interessados em adquirir a certificação técnica de treinador de futsal Grau I.

No âmbito do Programa Nacional de Formação de Treinadores a Associação de Futebol de Setúbal está a arrancar com a acção de formação para qualificar treinadores de futsal.

O curso, de certificação Grau I, assume-se como um renovada oportunidade para os técnicos garantirem as habilitações exigidas para o desempenho das funções.

Ranking da Formação de Futsal - AF Setúbal - 2014/15

Atualização: 25 de janeiro de 2015

As posições no pódio do Ranking Global, mantêm-se, com Grupo Desportivo Escola Básica D. João I, na 1ª posição, o Grupo «Os Indefectíveis» no 2º lugar e o, Futebol Clube São Francisco no 3º lugar.

No Ranking Masculino, mantém-se a classificação do pódio da semana anterior, com o Grupo Desportivo Escola Básica D. João I na liderança, o Futebol Clube São Francisco no 2º lugar e o Grupo «Os Indefectíveis» na 3ª posição.

Ranking da Formação-AF Setubal-2014/15

Atualização de 25 de janeiro de 2015

Numa semana em que não houve alterações nos pódios, o FC Barreirense continua sendo o único clube representado nos 3 pódios: 1º no Ranking Global, 1º na Variante de Futebol de 7 e 3º na Variante de Futebol de 11.

Dois clubes estão presentes em 2 pódios: O Vitória de Setúbal, 3º no Ranking Global e 1º na Variante de Futebol de 11 e o CD Cova da Piedade, 2º no Ranking Global e 2º na Variante de Futebol de 11.

Dois clubes completam os pódios: O GD Fabril e o Almada AC,e 3º na Variante de Futebol de 7, respetivamente.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Badminton »»» Regional de equipas Seniores na SFRUA

Realiza-se no dia 31 de janeiro de 2015, o Campeonato Regional de Equipas Seniores, no Pavilhão da SFRUA - Sociedade Filarmónica Recreio e União Alhosvedrense ("A Velhinha"), em Alhos Vedros.

Fonte: Site da SFRUA

Atletismo »»» Corta Mato Inter-Concelhio Escolar 2015 do Montijo e Alcochete

Bem perto da "fronteira" com o Alentejo temos uma vila que protagonizou um dos momentos mais participados ao nível do Desporto Escolar na região - Pegões.

Aconteceu no Corta Mato Inter-Concelhio Escolar 2015 envolvendo todas as Escolas dos concelhos do Montijo e Alcochete, onde cerca de três centenas de jovens, de todos os ciclos de ensino e apoiados pelos alunos mais "velhos" (9º ano) do Agrupamento de Escolas de Pegões - que integrou a organização em conjunto com a Câmara Municipal do Montijo - fizeram valer os seus atributos atléticos e testar a forma para o Distrital que se aproxima.

Atletismo »»» Corta Mato Escolar Concelhio 2015 do Seixal - 31ª edição no Parque do Serrado

Seixal cumpriu com a tradição de proporcionar aos alunos das suas Escolas uma grande festa do atletismo e do desporto local, com a realização do Corta Mato Escolar Concelhio 2015 na sua 31ª edição.

No Parque do Serrado ( um dos espaços mais emblemáticos a nível nacional para este tipo de competição ) evoluíram cerca de um milhar de jovens em representação de todas as Escolas públicas, a que se juntou o Colégio Guadalupe.

Basquetebol »»» GDESSA sagrou-se Campeão Regional de Sub 19

GDESSA Barreiro 106-29 Seixal

De acordo com nota editada na página oficial da GD ESSA Barreiro, ao vencer, ontem, o Seixal a equipa barreirense sagrou-se campeã regional de Sub 19 e apurou-se para o Campeonato Nacional do Escalão.

Campeonato Regional SUB19 - GDESSA 106 - 29 Seixal FC

Com este resultado o GDESSA sagrou-se Campeão Regional de SUB19 e apurou-se para o Campeonato Nacional do Escalão.

Foto: GDESSA
Texto: Rostos Online

Moita »»» Cerimónia de Atribuição dos Méritos Desportivos

É já no dia 31 de janeiro que a Câmara Municipal da Moita vai reconhecer publicamente os valores desportivos do concelho, na Cerimónia de Atribuição dos Méritos Desportivos, com início marcado para as 21:00h, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira. É também durante esta cerimónia que serão entregues os prémios da época desportiva 2013/2014 do AtletisMoita – Torneio de Atletismo das Coletividades do Município da Moita. 
 
Mais uma vez, esta vai ser uma noite de distinção e valorização de atletas, treinadores e seus clubes que, na época desportiva passada, se sagraram campeões nacionais, vice-campeões nacionais ou que representaram o Município da Moita no estrangeiro, em diferentes modalidades, como rugby, futsal, patinagem, halterofilismo, tumbling, trampolins, lutas amadoras, danças de salão, atletismo, entre outras. 

Andebol »»» Campeonato Nacional Seniores Masculinos - 2ª Divisão Zona Sul

Resultados da 16ª jornada
ADC BENAVENTE
28-27
VITÓRIA FC
GS LOURES
26-19
ALMADA AC
CDE CAMÕES
30-19
NA SAMORA CORREIA
BOA HORA FC/ROFF
29-21
CCR ALTO MOINHO
ÍLHAVO AC
20-24
AC SISMARIA
C. VELA TAVIRA
18-23
CD MARIENSES
SL BENFICA 'B'
28-20
IFC TORRENSE

Hoquei em Patins »»» Campeonato Nacional da 2ª Divisão Zona Sul

Resultados da 16ª jornada
Marítimo SC
4-3
AD Oeiras
HC Sintra
3-5
HCP Grândola
HC Vasco da Gama
4-4
A Alcobacense CD
SC Tomar)
7-1
UF Entroncamento
AJ Salesiana
0-6
AE Física D
UDC Nafarros
3-3
GD Sesimbra
Biblioteca IR
5-3
SL Benfica "B"