quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

MM16 “(Des)Igualdade entre Homens e Mulheres no Desporto” em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal


Já há 22 anos que se realiza em Setúbal o MARÇO MULHER. (Este será o 23.º). Esta iniciativa, promovida pela SEIES (Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social) em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal e com a colaboração de dezenas de Instituições locais, reúne um conjunto de eventos que procuram sensibilizar e informar sobre temas referentes à Igualdade de Género.

Com a passagem dos anos foram crescendo as colaboradoras, participantes e voluntárias e têm vindo a crescer também as ideias e a ampliar-se a diversidade das iniciativas. É sempre uma surpresa renovada para o público!

Algo distingue o MARÇO MULHER: é um tempo feito de espaços abertos a todas as pessoas de todas as idades, é um movimento de reflexão e de entreajuda em que uns e outras se cruzam e se encontram, ora como promotores de iniciativas ora como público. Aqui é possível trocar de papeis, aqui é possível dar e receber, aqui todas são bem vindas, sendo que a maioria das iniciativas é de acesso livre e gratuito.

O tema do MM16 é “(Des)Igualdade entre Homens e Mulheres no Desporto” pelo facto de Setúbal ter ganho candidatura como Cidade Europeia do Desporto 2016. Algumas realidades que fundamentam a escolha do tema e que podem ser lidas na página da Associação Portuguesa Mulheres e Desporto:

§     A discriminação sexista é um tratamento desigual e desfavorável em função do sexo e atinge particularmente as raparigas e as mulheres no desporto. 
§      É essencial apoiar a luta pela mudança desta realidade que penaliza as raparigas e mulheres no desporto. 
§      O desporto deve ser justo e sem discriminações. Os recursos e oportunidades devem ser distribuídos de forma equitativa entre raparigas e rapazes, mulheres e homens. 
§     Apesar dos excelentes resultados desportivos e de alguma visibilidade das atletas portuguesas, o facto é que os mais recentes dados oficiais fazem de Portugal um dos países da União Europeia com a taxa de participação feminina mais baixa e onde subsiste uma maior desigualdade entre homens e mulheres na prática desportiva. 
§     Sempre que as práticas, atitudes ou comportamentos afetam diretamente as mulheres diz-se que são discriminações diretas. Mas existem também muitas discriminações indiretas, ou seja, práticas, atitudes ou comportamentos que, sendo aparentemente neutros, produzem resultados desiguais em homens e mulheres, ou prejudicam modo desproporcionado as mulheres. 
Existe discriminação: 
  • Sempre que as raparigas e mulheres, praticantes ou atletas, recebam prémios inferiores, ou de menor valor, aos atribuídos a rapazes ou homens; 
  •  Sempre que as equipas femininas não têm acesso às instalações desportivas, ou por regra, treinem em horários mais tardios que as equipas masculinas; 
  •  Sempre que o trabalho das/os treinadoras/es é desvalorizado pela simples razão de enquadrarem atletas ou equipas femininas, recebendo, em consequência, uma remuneração inferior por um trabalho igual ou de valor igual; 
  •  Sempre que as mulheres árbitras ou juízas são impedidas de progredir nas suas carreiras, apenas por serem mulheres; 
  •  Sempre que um clube extinga apenas com uma secção feminina evocando dificuldades financeiras; 
  • Sempre que uma federação desportiva suspenda a atividade de seleções femininas evocando razões que não são aplicadas, na mesma medida, às seleções masculinas; 
  •  Sempre que os recursos financeiros do desporto são distribuídos de forma desigual ao sector feminino quando comparado com o masculino. 
  • Nas reuniões de programação do MM16, que aconteceram a 17 de Dezembro e a 14 de Janeiro, surgiram várias possibilidades de participação para os jornais/revistas/blogues da região:
                              - divulgação do programa e das actividades semana a semana; 
                                          -  publicação de eventuais dados estatísticos ou artigos sobre o tema;
                      - entrevistas sobre o tema a mulheres do concelho profissionais do desporto. 

Sem comentários: