segunda-feira, 25 de abril de 2016

Basquetebol »»» Oliveirense alarga vantagem - Galitos-Barreiro com 5 minutos para esquecer

Foto: FP de Basquetebol
2º jogo - Oliveirense 71-68 Galitos
 
O jogo 2 da série entre Oliveirense e Galitos-Barreiro voltou a ser muito equilibrado e disputado até aos instantes finais. No entanto, a vitória voltou a cair para o lado da formação de Oliveira de Azeméis (71-68), colocando-a na frente do playoff por 2-0. Os comandados de André Martins pagaram caro o facto de terem convertido apenas dois pontos nos últimos cinco minutos do encontro. A eliminatória muda-se agora para o Barreiro, sem margem para erro para a equipa do Galitos, mas face à competitividade demonstrada fora de casa tentará, no mínimo, forçar o 5º jogo.

Ligeiro ascendente repartido na 1ª parte, melhor o Galitos no 1º período (22-19), com a equipa da casa a dar a volta ao marcador até ao intervalo (41-37). A formação da margem sul explorou melhor o contra-ataque (9 pontos), assim como as conversões através de segundos lançamentos (7 pontos). A Oliveirense mostrava-se mais perigosa da linha de três pontos (4/8 – 50%).

Dois triplos consecutivos de Diogo Correia, nos primeiros minutos da segunda metade, colocam de novo os forasteiros na frente (43-37), que chegou mesmo a estar a vencer por sete de diferença (52-45). Ellisor, também com um triplo, corta o bom momento do Galitos, que acaba o período a bater o conjunto visitado pela diferença mínima (56-55). A Oliveirense regressa à liderança aos 62-61, resposta imediata de Jacques Conceição com mais uma bomba de três (64-62), quando faltavam 5 minutos para o final do encontro.

Entre turnovers, muitos triplos falhados, lances-livres desperdiçados, o Galitos só voltaria a fazer funcionar o marcador a 11 segundos do fim, quando perdia por quatro pontos (68-66). Ellisor, com 5 segundos para jogar, da linha de lance-livre faz a diferença subir para três (71-68), e um turnover compromete em definitivo as aspirações dos visitantes.

Os jogadores do perímetro da Oliveirense, especialmente os extremos, voltara a estar muito bem. Rui Coelho (17 pontos, 7 ressaltos e 2 roubos de bola) foi o mais concretizador, seguido depois por Bricis (14 pontos e 2 ressaltos) e James Ellisor (13 pontos, 5 ressaltos e 3 assistências).

O base Jarred Jackson (15 pontos, 8 assistências e 2 ressaltos) assumiu maior protagonismo no ataque do Galitos, mas nem com a ajuda de Henrique Piedade (11 pontos e 6 ressaltos) e Artur Castela (9 pontos e 5 ressaltos) foi capaz de igualar a eliminatória. 

1º jogo - Oliveirense 78-72 Galitos

A Oliveirense ao vencer (78-72) o primeiro de dois jogos que tem em sua casa no playoff frente ao Galitos-Barreiro, adiantou-se na série disputada à melhor de cinco jogos. A formação de Oliveira de Azeméis assumiu em definitivo a liderança nos primeiros minutos do 3º período, e ganhou uma vantagem pontual mais expressiva no arranque do derradeiro quarto. O 2º jogo da eliminatória está marcado para este domingo, às 18 horas, sendo o Pavilhão Salvador Machado novamente o palco do encontro.

A equipa da casa entrou muito bem no jogo, parcial de 7-0, e desde muito cedo que o conjunto do Barreiro se viu obrigado a ter que correr atrás do prejuízo. Os forasteiros encostaram o resultado a três pontos (12-15), mas seria a Oliveirense a terminar por cima o 1º período (26-18). Até ao intervalo, a diferença pontual manteve-se relativamente estável, chegou mesmo a ser de dois dígitos (35-25), com os visitante a recolheram aos balneários com uma vantagem de nove pontos (39-30).

O Galitos recomeça a etapa complementar com 9 pontos consecutivos, empata o jogo a 39 pontos, mas seriam novamente os comandados de José Ricardo a fugir no resultado até final do 3º período (60-51). A Oliveirense abre o derradeiro quarto com dois cestos sem resposta (64-51), e a vantagem atingiu o seu máximo a 4.30 minutos do final (70-56).

Durante toda a partida a equipa da casa aproveitou muito bem a linha de lance-livre (18/22 – 82%), bem como se revelou muito eficaz a lançar de curta e média distância (24/37 – 65%). O banco contribuiu com 29 pontos, e James Ellisor (17 pontos e 2 assistências) foi o melhor marcador da equipa. O jogo exterior da Oliveirense funcionou muito bem, como provam as boas exibições de Arturs Bricis (14 pontos e 2 assistências) e Rui Coelho (14 pontos e 2 assistências).

A linha de três pontos (6/14 – 43%) foi uma arma ofensiva do Galitos-Barreiro, que voltou a contar com Henrique Piedade (20 pontos, 4 ressaltos e 4 roubos de bola), um regresso à competição a muito bom nível. Mas nem tudo foram boas noticias para André Martins neste encontro, já que Darren Townes não recuperou da lesão contraída no passado fim de semana. O canadiano Jordan Baker ficou muito próximo de somar um duplo-duplo (22 pontos e 9 ressaltos). 

Autor: Carlos Seixas in FP de Basquetebol

Sem comentários: