terça-feira, 17 de janeiro de 2017

DEsporto Escolar »»» Módulo de Atletismo (pista) inaugurado no Barreiro

O Barreiro tem a primeira pista simplificada, “construída dentro de uma escola, que dá resposta ao movimento associativo e à comunidade educativa. É uma pista acessível, ou seja, pode ser usufruída por todos”, referiu a Vereadora do Desporto, Regina Janeiro, na abertura do Seminário inaugural do Módulo de Atletismo no Barreiro, localizado na Escola Básica Quinta Nova da Telha. O programa comemorativo, constituído pelo Seminário «Desenvolvimento Desportivo do Atletismo: Contributos dos Subsistemas Desportivos Autárquico, Escolar e Federado», pela visita técnica ao módulo e pelo Convívio de Escalões de Formação, decorreu nos dias 13 e 14 de janeiro.

Na Mesa de Abertura do Seminário, Regina Janeiro salientou a forte tradição do Barreiro no desporto, “nomeadamente no atletismo. Essa tradição fez com que em 1998 a CMB, juntamente com os clubes, decidisse ter um Plano de Desenvolvimento Desportivo”. A Autarca referiu inclusive que “sempre esteve no horizonte da autarquia a criação de condições para a prática das disciplinas de pista no Concelho”.

Neste sentido, explicou Regina Janeiro, “reunimos com especialistas da área do atletismo a nível local, regional e nacional, estabelecendo contactos com atletas, treinadores e clubes bem como com outras autarquias do distrito onde existem pistas de atletismo. Estes contactos permitiram estabelecer as linhas orientadoras na construção desta infraestrutura: Dar prioridade à construção de uma infraestrutura cuja tipologia corresponda às necessidades reais da população do Barreiro, e adequada à iniciação na modalidade; Construir uma pista simplificada localizada na proximidade de uma escola pública ou, se possível, no seu interior e integrada numa zona verde central/área de lazer; Articular com o Desporto Escolar, Agrupamento de Escolas e Movimento Associativo a utilização da Infraestrutura”.

Explicou as vantagens de uma Pista Simplificada: “Menor investimento (um décimo do valor); Menos custos com Manutenção; Menor Área Total, possibilitando a construção dentro de uma escola e permitindo a utilização diária da infraestrutura (durante o dia pela população escolar e à tarde/noite pelo MA); Possibilidade de parcerias com o Desporto Escolar (Centro de Formação Desportiva Barreiro – Casquilhos)”.

Presidente da CMB salienta “união de vontades e conhecimentos”
Com um investimento total de cerca de 110.000 euros, o Módulo de Atletismo do Barreiro é o resultado da união de “vontades e conhecimentos de várias entidades”, tal como referiu o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho na visita técnica ao Módulo. O envolvimento e empenho dos clubes, atletas, Desporto Escolar e “a importância que o atletismo tem no Barreiro” foram determinantes para este projeto.

O Autarca agradeceu a todos os envolvidos e incentivou a utilização do Módulo de Atletismo, agora acessível à comunidade educativa e ao Movimento Associativo.

A visita técnica ao módulo foi conduzida por João Ribeiro, Presidente da APEF – BM e uma das pessoas envolvidas na execução do projeto.

De salientar ainda, a participação, no Seminário, de Pedro Cunha, Subdiretor da Direção Geral da Educação; Paulo Gomes, Coordenador Nacional do DE; Jorge Vieira, Presidente da FPA; Vítor Pataco, Vice-Presidente do IPDJ; Luís Rino, Diretor do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, ao qual pertence a EB Quinta Nova da Telha; Joaquim Raminhos, Diretor Centro de Formação de Escolas do Barreiro e Moita; Jorge Rafael, Especialista em treino de jovens e responsável pela formação de professores; Fernando Tavares, Vice-Presidente da FPA e Especialista em atletismo; e João Ribeiro, Elemento da equipa Técnica do CFD de Atletismo do Desporto Escolar Casquilhos – Barreiro.

Fonte: Câmara Minicipal do Barreiro

Sem comentários: